São Pedro sempre é representado segurando chaves, por ser o guardião das portas do céu. Sempre imaginei que por confusão do céu físico e o céu figurativo o santo também fosse o responsável por fazer chover na Terra.
.
Certa vez uma amiga me chamou para uma festa junina no sítio dos avós. Tinha chovido a semana toda e meus pais não estavam inclinados a me deixar ir. Minha amiga garantiu que não choveria no dia, seria num sábado, 29 de junho, dia de São Pedro. Amanheceu com o céu mais azul possível, aquele tom que só se vê no interior, sem um fiapinho se quer de nuvem. Seus avós e o padre da paróquia confirmaram, desde que eles faziam a festa, há muitos anos, não chovia no dia do santo.
.
Em alguns lugares a festa de São Pedro é também de São Paulo, apesar de Jesus ter nomeado Pedro como pedra fundadora da igreja, e primeiro Papa, Paulo também é considerado um dos fundadores da igreja católica. Ambos teriam sido mortos por esse motivo pelo imperador romano Nero.
Eles podem ter terminado suas vidas defendendo a fé juntos, mas tiveram seus conflitos no caminho. Pedro, primeiro apóstolo que teria reconhecido Jesus como filho de Deus, e Paulo, ex-soldado romano convertido, teriam discutido sobre se as leis judaicas deveriam ser aplicadas aos convertidos de outras fés. Paulo teria vencido a discussão.
Talvez por isso em São Paulo São Pedro não seja tão benevolente com as chuvas...
(Ou talvez seja porque o homem tenha desmatando demais, desequilibrando a natureza e o meio ambiente... talvez a culpa não seja da briga dos santos...)