Códice Tlaxcala

códice mexica

12/10/1492 - Cristóvão Colombo chegou à América. O dia é considerado "comemorativo" para quem acredita que a colonização trouxe a "civilização" em contraste com uma certa "barbárie" dos povos nativos. Isso porque muitas pessoas ainda não entenderam que existem culturas simplesmente diferentes da sua, com outros valores e filosofias. Os povos pré-colombianos tinham suas histórias e tradições registradas de muitas formas, seja escrita, pictórica ou oral, mas por conta dos processos violentos da colonização, boa parte desses registros se perdeu. Desde o começo da colonização tenta-se apagar e destruir essas culturas, em defesa de uma "civilização" que é na verdade pura barbárie para com o resto do mundo. Ainda hoje.

O bordado de hoje é a reprodução de uma imagem contida em um códice do séc XVI sobre a conquista, a Relación de Tlaxcala. Aqui vemos a queima de seus antigos códices, que registravam sua história e identidade. 

Olhar para documentos indígenas é descobrir que a narrativa oficial de construção de nação é na verdade a concretização de um apocalipse.

A América não foi descoberta, foi invadida e saqueada. Colonização é guerra.