Amazonas

amazonas
amazonas

Amazonas é sobre a pressão estética da sociedade sobre as mulheres. Fiz este bordado pensando na mãe de uma amiga que morreu de câncer de mama há alguns anos atrás. Ela não queria retirar o seio porque se sentiria menos feminina. No momento em que ela mais precisava cuidar de sua saúde, a necessidade de seguir um ideal do que é ser uma mulher perante a sociedade piorou o sua saúde mental e emocional. Os padrões que ditam o que é ser uma mulher, o que é ser feminina e bonita ditam qual o tamanho, formato e cor ideal de todos os detalhes dos nossos corpos. Para todas nós é uma luta diária se aceitar como quem somos, aceitar que podemos ser diferentes deste padrão, e podemos existir como mulheres. É necessário aceitar e cuidar dos nossos corpos.

Além da referência à masectomia, Amazonas lembra as mulheres guerreiras e iguala todas nós na luta contra o machismo. Nosso corpo é um campo de batalha pela nossa vida e as cicatrizes não nos tornam menores nem mais fracas. O bordado também é uma campanha para conscientizar sobre o auto-exame de câncer de mama. 

Este bordado participou da IV Mostra de Artes das Helenas, exposição organizada pela Revista Helenas entre os dias 06/03/2024 e 22/03/2024 no Teatro Municipal de Bauru.